Aprenda como entrar para um grupo de consórcio

Aprenda como entrar para um grupo de consórcio

Você já sabe que o consórcio é a união de pessoas com o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço.
Enfim, chegou a hora em que você decidiu entrar em um grupo de consórcio para conquistar seu sonho. Mas, afinal, por onde começar? Quais os procedimentos necessários?

Como o consórcio funciona?

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcio, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Entenda como funciona:

  • O consorciado adquire a cota de consórcio e passa a fazer parte de um grupo com a finalidade de formar uma espécie de poupança destinada à aquisição de um bem ou serviço;
  • Os participantes efetuam o pagamento de prestações mensais, que são calculadas de acordo com o valor do crédito que foi contratado.
  • O sorteio para contemplação ocorre mensalmente, através da Loteria Federal;
  • Os participantes podem ofertar lances para conseguir antecipar a contemplação do consórcio e ter a carta de crédito liberada.

Participe de um grupo de consórcio

Primeiro, escolha uma administradora de consórcio confiável e crível. Entenda quais são as principais atividades da administradora antes de contratar.

Lembre-se também de escolher uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado. Você pode conferir a lista completa e outros detalhes sobre consórcio aqui.

Além de escolher uma administradora de confiança, é necessário optar por um plano de consórcio ideal para você, ou seja, cujo valor das parcelas caiba no seu orçamento. Entenda o que compõe o valor das parcelas:

  • Taxa de administração: remuneração paga pelo consorciado à administradora, pelos serviços que presta na organização e gestão dos interesses do grupo.
  • Seguro de vida: o Seguro de Vida em Grupo tem como objetivo uma indenização correspondente a 100% do valor do crédito adquirido, em virtude de qualquer que seja a causa da morte (natural ou acidental) do titular da cota e tem como objetivo manter a saúde financeira do grupo, em caso de sinistro e, também, de assegurar os direitos dos dependentes do consorciado titular.
  • Fundo de reserva: que visa suprir eventual deficiência do grupo em eventual insuficiência de recursos do fundo comum, bem como todas as demais possibilidades previstas em contrato.

O Consórcio Primo Rossi ABC está pronto para atender você e tirar todas as suas dúvidas. Fale conosco.