Por que consórcio é uma das opções mais seguras de investimento

Por que consórcio é uma das opções mais seguras de investimento

Já reparou que o consórcio está cada vez mais disseminado? As pessoas estão encontrando nesta modalidade uma alternativa prática e segura de investir, mesmo em tempos incertos da economia.

De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), a adesão ao sistema cresceu 19,2% no primeiro quadrimestre de 2017 e atingiu 75,7 mil novos consorciados. Em 2017, foram comercializados R$ 9,99 bilhões, cerca de 39,1% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado

Saiba por que o consórcio é uma das opções mais requeridas pelos investidores.

Não incidência de juros

Diferentemente de um financiamento, no consórcio o consumidor não paga juros. Em vez de juros, o consorciado paga uma taxa de administração de consórcio, que é significativamente menor.

Poupança forçada

Se você não possui o hábito de poupar dinheiro, o consórcio é uma forma de realizar uma poupança forçada, uma vez que você assume compromissos mensais no pagamento das parcelas.

Regras transparentes

Ao contrário de muitos investimentos, as regras do consórcio são simples e transparentes. O segmento tornou-se ainda mais previsível principalmente a partir da nova lei n° 11.795, de 2009.

A modalidade é regulamentada pelo Banco Central

O Banco Central do Brasil é a autoridade que regulamenta e fiscaliza o Sistema de Consórcios, e apenas empresas autorizadas pelo órgão podem administrar grupo de consórcios.

Lembre-se de escolher uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado. Você pode conferir a lista completa e outros detalhes sobre consórcio aqui.

Seu dinheiro sempre tem valor

O crédito no consórcio é corrigido conforme o critério estabelecido no contrato, que pode ser INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) no caso de imóveis, e tabela do fabricante ou IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é o índice oficial de inflação no país), no caso de veículos/serviços, visando sempre a manutenção do poder de compra das cotas não contempladas.

Flexibilidade no pagamento

Você pode pagar antecipadamente algumas parcelas ou antecipar a aquisição do seu bem ou serviço efetuando lances.

Além de tudo, você decide o valor das mensalidades de acordo com a sua realidade financeira, escolhendo o prazo ideal para aquisição do bem, no qual afetará o valor das parcelas. Se você deseja investir o dinheiro e não tem pressa para obter seu bem, basta escolher um prazo maior para que as parcelas sejam menores.

Por esses motivos, tantas pessoas estão encontrando no consórcio a solução ideal para reforma do apartamento, aquisição da casa própria ou do carro novo.

Interessou-se e gostaria de começar a investir? Faça uma simulação em nosso site e escolha a melhor opção para você!