Sabia que o consórcio pode ser uma opção de aposentadoria?

Sabia que o consórcio pode ser uma opção de aposentadoria?

 

Pensar no futuro é necessário, afinal, é preciso plantar agora para colher depois. Criar um fundo ou uma reserva financeira que lhe proporcione tranquilidade econômica na aposentadoria é o que todos querem.

O fato é que, mesmo com as dificuldades, é necessário guardar dinheiro. É importante ter disciplina financeira e realizar boas estratégias de investimento para ampliar seu patrimônio.

Muitas pessoas, principalmente os jovens que estão iniciando a carreira profissional, estão encontrando no consórcio a solução para sua previdência. Entenda por quê:

Vantagens do consórcio para sua aposentadoria

Planejamento é a palavra que resume o objetivo do consórcio, afinal, trata-se de um investimento ideal para quem deseja adquirir um bem a médio ou longo prazo.

  • O consórcio não exige valor algum de entrada;
  • As parcelas são mais baixas que um financiamento
  • É rentável: o consórcio de imóveis, por exemplo, está entre os mais rentáveis do mercado. O retorno do investimento pode chegar até a 1,5% sobre o valor total do imóvel;
  • Flexível: você pode ofertar lances para conseguir antecipar a contemplação do consórcio e ter a carta de crédito liberada;
  • O crédito no consórcio é corrigido conforme o critério estabelecido em contrato. Isso acontece para que, independentemente da data em que for contemplado, o seu crédito esteja sempre atualizado com o valor de mercado e você possa adquirir o bem;
  • Na aquisição de imóveis, você pode utilizar seu FGTS para ofertar lances, amortizar parcelas, complementar o valor de sua carta de crédito ou ainda, quitar seu plano.

Como planejar seu futuro por meio do consórcio

Construa imóvel para venda 

Você pode comprar um terreno, construir e vender o imóvel pronto. Você pode operar como uma construtora, porém dispendendo de menos capital e obtendo toda lucratividade da operação.

Adquira mais imóveis

Você pode adquirir mais de uma cota no consórcio de imóveis e ir construindo, aos poucos, um patrimônio seguro.

Adquira terrenos

Vários investidores optam por adquirir terreno em bairros novos, locais em desenvolvimento, loteamentos ou condomínios, pois a valorização tende a ser alta. Locais em processo de urbanização são ideais para você comprar terreno e vender posteriormente quando houver valorização.

Invista em imóveis na planta

Nos últimos anos, muita gente comprou imóveis na planta pagando apenas 20% a 30% do seu valor para revendê-los 1 ou 2 anos depois do início das obras com enormes ganhos.

Defina a alternativa que se aplica à sua realidade

Você precisa seguir um plano coerente:

  • Defina seu objetivo: pergunte-se: “onde quero chegar?”;
  • Estabeleça prazos: “quais são os prazos para cada objetivo traçado?”;
  • Conheça seu orçamento: tenha uma planilha de custos e saiba quanto exatamente consegue disponibilizar do seu orçamento para realizar este investimento;
  • Economize agora: nunca é tarde demais para começar a economizar. Quanto mais cedo o fizer, maiores as chances de aumentar seu patrimônio;
  • Mensure os resultados: todo ano, faça um balanço financeiro e veja como seus investimentos estão rendendo como previsto.

Interessou-se e gostaria de investir em consórcios? Faça uma simulação em nosso site e escolha a melhor opção para você!