Fui contemplado pelo consórcio de veículos. Quais os próximos passos?

Fui contemplado pelo consórcio de veículos. Quais os próximos passos?

 

O momento mais esperado ao se adquirir uma carta de crédito de consórcio é a contemplação. Aquele carro que você tanto sonhou, agora pode ser seu. Mas antes de pegar as chaves e aproveitar o novo automóvel, você precisa providenciar alguns documentos.

Confira tudo que você precisa saber sobre o momento da contemplação da carta de crédito para que possa se planejar e agilizar ainda mais a aquisição do seu novo veículo.

Recebi a carta de crédito contemplada. E agora?

O primeiro passo é fornecer à administradora a documentação normalmente exigida para avaliação cadastral, como:

  • Cópias autenticadas dos documentos pessoais (CPF e RG), consulta negativa de SPC/Serasa, Comprovante de renda mensal líquida igual ou superior a 03 (três) vezes o valor da parcela, comprovante de endereço atualizado e etc.

Após a aprovação do cadastro, o consorciado deve procurar uma concessionária para escolher o seu veículo zero km ou seminovo da marca e modelo que melhor lhe convier.
Lembrando que, a carta de crédito por ser pagamento à vista, proporciona melhores condições de negociação com o vendedor.

Dados do veículo

Após aprovação do seu cadastro é necessário apresentar o pedido de compra da concessionária, caso seja carro zero km, ou o documento do veículo seminovo, caso seja de um vendedor particular.

Como em todos os casos de carros seminovos, o veículo será vistoriado pela Administradora de Consórcio para assegurar-se do valor de mercado e estado de conservação, bem como, a análise da ausência de alienação ou débitos.

Cabe ao consorciado comprador verificar as condições do veículo, tais como: câmbio, motor, questões relacionadas a furtos, roubos, multas, sinistralidades, veículos recuperados ou de leilões, dentre outras.

Último passo

Depois de ter apresentado a documentação do veículo escolhido, a administradora ter aprovado o cadastro e recebido os documentos solicitados, o crédito será liberado para a compra do veículo.

O pagamento junto ao vendedor/ concessionária, sejam pessoas físicas ou jurídicas, será feito pela administradora. O consorciado poderá utilizar parte do crédito disponível para pagar a documentação do automóvel, observados os critérios de garantia.

Ser contemplado é a melhor parte do consórcio e, para que a aquisição do seu bem seja realizada da melhor maneira possível, a dica é que você se planeje até para esse momento.

 

Pesquise o carro que você deseja e busque mais informações sobre ele, para que possa realmente realizar uma compra satisfatória.

Ainda possui dúvidas? Confira no nosso site as perguntas mais frequentes sobre consórcio de automóveis.