Diferença entre entrar em um grupo novo e em andamento

Diferença entre entrar em um grupo novo e em andamento

Vamos primeiro entender o conceito de “grupo” em um consórcio.

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), o consórcio é a união de pessoas com um mesmo objetivo: formar uma poupança comum para a compra de bens móveis, imóveis ou serviços.

Grupo Novo:

Ocorre quando você adquire uma cota de um grupo novo, que ainda não inaugurou, ou seja: em formação, porque a administradora ainda está efetuando a venda de cotas e reunindo o número necessário de consorciados para inaugurar o grupo. Neste caso ainda não houve assembleia de contemplação.

Grupo em Andamento:

Neste caso o grupo já está parcial ou totalmente formado e a primeira assembleia já aconteceu.

Para fazer parte de um grupo em andamento existem duas maneiras:

  • Adquirindo uma cota vaga (que é uma cota que ainda não foi vendida) ou de reposição (que pertencia a algum consorciado que foi excluído ou desistiu do grupo).
  • Comprando uma cota de terceiros, que é uma transferência de cota que já está em andamento. Neste caso a negociação e o pagamento dos valores já pagos pelo antigo consorciado à administradora, deverá ser feita entre vendedor e comprador, sem a interferência, mas com a autorização da administradora.

 

Ao adquirir uma cota de terceiros não esqueça que você passará a ser responsável por todos os direitos e deveres do consorciado anterior.

Agora que você já sabe a diferença entre adquirir uma cota de um grupo novo ou e em andamento, aproveite a oportunidade e faça uma simulação em nosso site para escolher a melhor opção para você!