Hábitos financeiros importantes para adquirir ainda jovem

Hábitos financeiros importantes para adquirir ainda jovem

Não é novidade para ninguém que, quanto antes começarmos a poupar, menor será o sacrifício no futuro e mais patrimônio conseguiremos conquistar ao longo da vida. Quando os pais falam para seus filhos que é importante se planejar desde cedo, isso não deve ser ignorado.

Muitas pessoas gostariam de voltar no tempo para tomar escolhas diferentes em relação à vida financeira. Portanto, aproveite essas dicas que daremos logo a seguir para você construir seu patrimônio ainda jovem e com sucesso.

Invista em conhecimento

Pode parecer papo de pai e mãe, mas o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e competitivo, então você precisa se preparar. Além disso, conhecimento nunca é demais, e quanto melhor estiver preparado, maiores serão suas chances.

Alguns jovens saem da escola e desejam investir em um negócio próprio. Mas é exatamente o conhecimento que irá formar um bom empreendedor. Outro ponto que deve ser ponderado é: e se não der certo?

Portanto, invista na sua capacitação e amplie suas possibilidades de atuação.

Estude finanças e investimentos

A maioria dos adultos de hoje aprenderam sobre finanças, relacionamento com bancos, aposentadoria e Imposto de Renda, por exemplo, com “a vida”. Entre erros e acertos, entenderam como o sistema financeiro e político funciona.

Para não chegar tão “cru” ao mercado, estude desde cedo sobre finanças e não dependa apenas de orientação alheia. Evite, dessa maneira, escolhas equivocadas. Muitos sites especializados disponibilizam cursos gratuitos sobre o assunto. O da FGV, por exemplo, oferece cursos sobre como organizar orçamento familiar e fazer investimentos. Vale a pena conferir.

Mantenha seu nome limpo

Não se endivide; tenha controle do seu orçamento e saiba priorizar seus gastos. Pense que, além de ser um problema para as suas finanças, ficar com o nome sujo também pode impedir você de conquistar o emprego dos sonhos.

Cuidado com a tentação do cartão de crédito e de outras possibilidades de parcelamento. Saiba o que vale a pena parcelar e o que pode dar um retorno financeiro para você. Se você compra um carro, por exemplo, tenha em mente que isso não é um investimento.

Mas se você compra um apartamento por meio de um consórcio, além de poder garantir sua casa própria, ainda tem a possibilidade de vendê-lo ou alugá-lo, garantindo retorno seguro sobre o investimento em um bem de alto valor agregado.

Comece a investir desde cedo

O salário curto e a idade não são empecilhos para investir. Você pode iniciar pela poupança para, pelo menos, juntar dinheiro e fazê-lo render. Existem algumas ações que podem valer a pena. CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e título de tesouro direto também são opções atraentes.

Outra opção de renda fixa são as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), pois o investidor tem a vantagem de isenção de imposto de renda, garantindo, assim, rentabilidade maior.

Viu como adquirir alguns hábitos financeiros desde jovem podem garantir um futuro mais próspero e tranquilo? Invista no seu conhecimento antes de tomar qualquer decisão e não perca mais tempo!

Gostou dessas dicas? Compartilhe, então, com seus amigos e familiares nas redes sociais!