Hábitos de consumo que ajudam a economizar

Hábitos de consumo que ajudam a economizar

Economizar dinheiro é um hábito que deveríamos aprender desde a infância, não somente pela importância de planejar o futuro, como também para poder adquirir os bens necessários para se ter melhor qualidade de vida.

O consumo consciente promove a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida para todos. “Mas já recebo tão pouco, não vejo como economizar!”: muitas pessoas pensam assim, mas não é bem por aí.

A verdade é que a tendência do ser humano é gastar sempre mais do que recebe. Os brasileiros, principalmente, acostumados a comprar a prazo, não têm o hábito de economizar ou mesmo manter um controle financeiro.

Só que é extremamente necessário ter uma reserva desde o início da vida. Isso poderá garantir uma aposentadoria mais tranquila, ser a solução em imprevistos, que podem ocorrer e, ainda, promover a conquista mais rápida dos seus sonhos.

Vamos, então, dar algumas dicas de hábitos de consumo que ajudarão você a economizar!

Tenha uma planilha de custos atualizada

Nem todo mundo registra sua receita e suas despesas mensais. Esse hábito é o primeiro passo para a economia. Com ele, você consegue perceber para onde está indo o seu dinheiro e identificar os meios para economizar.

Mas o segredo é anotar tudo, mesmo aquele cafezinho que você tomou antes do trabalho, no valor de R$ 2,50. Os custos fixos e variáveis devem estar facilmente identificáveis.

Estabeleça um objetivo e foque nisso: Deseja viajar mais? Ter uma aposentadoria mais tranquila? Comprar um apartamento ou um carro? Saiba por que você está economizando para você se sentir mais motivado.

Pequenas mudanças na sua casa

Alguns detalhes podem parecer bobos, mas fazem toda a diferença. Quando você tiver sua planilha de custos, perceberá isso. Comece pela sua casa. Como está a sua economia de água e luz? Tenha como meta diminuir o consumo.

E as compras da sua casa? Você tem jogado comida fora? Tem comprado itens desnecessários?

Ah, e os pacotes de internet e TV? São realmente necessários, ou seja, você realmente faz questão ou poderia diminuir o plano, por exemplo?

Seja criativo no lazer

Você pode se divertir, alimentar-se bem e se distrair sem gastar tanto. Os preços dos restaurantes e estabelecimentos estão cada vez menos atrativos. Se você sai com criança, então, o desafio de economizar se torna ainda maior.

A dica é realizar programas em casa: faça um jantar, um churrasco para amigos ou mesmo um lanche na sua casa. Com certeza você aproveitará mais por menos ($). Para as crianças, considere uma ida ao parque, um piquenique e outras atrações à moda antiga! Criança não precisam de muito para se divertir!

Faça uma limpa no armário

As pessoas costumam investir bastante em roupas e acessórios, e algumas nem se dão conta do quanto! Quantas pessoas já falaram “não tenho roupa”, mesmo com o armário cheio? Um dos motivos pode ser a falta de organização, que leva ao esquecimento do que você ainda tem (sempre acabamos usando as mesmas roupas, não é mesmo?).

Então, fazendo uma limpa no armário, você perceberá quais itens você realmente precisa comprar e quais a aquisição não é necessária no momento. Além disso, você ainda poderá doar o que não vai usar mais, e ajudar outras pessoas praticando o consumo consciente!