A importância de planejar a aposentadoria desde jovem

A importância de planejar a aposentadoria desde jovem

Apesar de ser ansiosamente esperada por muitas pessoas, a aposentadoria ainda é vista como um ciclo da vida marcado pela monotonia. Mas quem disse que tudo se resume ao trabalho? E quem disse que existe idade para ser feliz?

O envelhecimento faz parte de um processo natural da vida e, principalmente nos tempos atuais, é inteiramente possível viver a aposentadoria com alegria e disposição para alcançar os objetivos pessoais. E você, como quer viver essa fase?

Entenda a importância de se preparar da melhor maneira para a aposentadoria e confira dicas valiosas para fazer com que isso realmente aconteça!

#1 Não depender da aposentadoria do INSS

A Previdência Social é um seguro público cuja função é garantir que as fontes de renda do trabalhador sejam mantidas quando ele já tiver cumprido seu tempo de trabalho legal. Suas ações são executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O teto previdenciário atual é de R$ 5.531,31, e pouquíssimos trabalhadores conseguem chegar a essa faixa de ganho. Além disso, a Previdência Social está sujeita a mudanças, como as que estão sendo previstas para este ano.

Por isso, é ideal pensar em formas de complementar o valor oferecido pelo INSS cerca de 20 anos antes de se aposentar e, principalmente, não depender exclusivamente dessa fonte de renda futura.

#2 Poder aproveitar mais o tempo

Quando você se aposenta de maneira planejada, você consegue aproveitar mais o tempo para realizar o que gosta após anos conciliando a vida profissional e a pessoal.

É normal algumas pessoas continuarem trabalhando mesmo após a aposentadoria por não conseguirem o conforto que desejam com o valor recebido.

Por isso, se você deseja realmente descansar, viajar, realizar atividades do seu interesse com tranquilidade, é melhor você se preparar desde cedo.

# 3 Quanto mais cedo o investimento maior o retorno

A conta é bem simples: quanto mais tempo você poupa ou investe seu dinheiro, maiores as chances de sucesso de rendimento. A vida passa muito rápido, e é natural se dar conta disso tardiamente.

Mas quando você já inicia sua carreira profissional pensando no futuro, maiores serão suas chances de alcançar uma aposentadoria próspera e com a qualidade de vida esperada.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para você começar a planejar a aposentadoria agora mesmo.

Dicas valiosas para planejar aposentadoria

  • Tudo bem se você não tiver uma reserva de dinheiro alta no momento. Existem diversas alternativas, e a mais atrativa delas é o consórcio. Entenda por quê:
  • Você pode adquirir imóveis, automóveis e até mesmo terrenos de maneira mais prática e acessível pelo consórcio. Essa é uma das melhores maneiras de planejar sua aposentadoria;
  • Não utiliza dinheiro público, pois se trata de uma modalidade de autofinanciamento, o que torna o investimento mais seguro;
  • Promove o consumo equilibrado e planejado, sendo uma excelente alternativa também para quem tem dificuldades de poupar dinheiro;
  • Você pode utilizar 100% do saldo do FGTS para um consórcio de imóveis;
  • Não exige valor algum de entrada;
  • As parcelas são bem mais em conta do que um financiamento.

Outras dicas importantes:

  • Poupe agora mesmo: gaste menos do que você recebe. Reserve uma quantia de dinheiro todo mês para imprevistos que possam acontecer. Poupar dinheiro para imprevistos é o primeiro passo para um futuro tranquilo;
  • Tenha uma previdência privada;
  • Invista em Tesouro Direto: você pode começar com R$30,00, e esse é um investimento seguro;
  • Contrate um seguro de vida: os valores são baixos, e o retorno é satisfatório.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!