Como guardar ou poupar dinheiro para pagar a faculdade dos filhos

Como guardar ou poupar dinheiro para pagar a faculdade dos filhos

Uma das maiores preocupações dos pais é a faculdade dos filhos. Afinal, essa é a porta de entrada para o futuro profissional deles. Garantir a boa educação traz o alívio do dever cumprido e, a partir daí, uma nova etapa se inicia.

Sabe-se que não é fácil, nos dias de hoje, bancar uma faculdade de qualidade. As mensalidades são altas ou exorbitantes, dependendo do curso. E as despesas não param por aí: material escolar, transporte, alimentação e cursos complementares fazem parte da vida acadêmica.

Por isso, é necessário planejar-se para garantir as condições necessárias para seu filho voar profissionalmente. Confira como se preparar para esse momento.

Poupe dinheiro

Quanto mais poupar, melhor. Se você realizar uma aplicação equivalente a R$ 650,00 por mês na poupança durante 15 anos, você conseguirá arcar com uma mensalidade de mais de R$ 3.000,00, por exemplo. Isso considerando um reajuste na inflação na casa dos 5% e que a poupança tenha um rendimento semelhante ao atual.

Invista em Tesouro Direto

Títulos públicos são opções de investimentos de renda fixa, usados para captar recursos para financiar atividades do Governo Federal e, também, pagar a dívida pública. É uma espécie de empréstimo para o governo, e você recebe o dinheiro de volta com juros mais vantajosos que os da poupança.

Considerada uma opção de investimento de baixo custo e segura, os títulos públicos são reconhecidos como os ativos com menor risco em uma economia.

Analise o prazo do título que pretende comprar. Títulos com prazos de vencimento mais longos geram rentabilidade maior.

Compre lotes ou imóveis

Para garantir uma boa educação para os filhos, muitos pais adquirem terrenos ou imóveis com o intuito de vendê-los futuramente, quando estiverem valorizados. Esses investidores ficam sempre atentos a bairros novos ou locais em desenvolvimento, onde o negócio tende a ser certo.

Nos últimos anos, muita gente também comprou imóveis na planta pagando até 30% mais barato do seu valor total, para poder revendê-los 1 ou 2 anos depois do início das obras com enormes ganhos.

Nesses casos, o consórcio tem sido altamente procurado, pois possibilita que esses investimentos sejam realizados sem incidência de juros e com total segurança.

No Consórcio ABC Primo Rossi, o consorciado ainda possui a opção de dar um imóvel em garantia e, depois, realizar a substituição deste imóvel por aquele adquirido na planta, quando estiver pronto.

Com toda essa facilidade, torna-se possível e altamente acessível a compra de mais de um terreno ou imóvel.

Comece economizando

Não importa quanto você consegue economizar, mas sim, você ter essa consciência e começar logo. O investimento ideal para você depende de quanto tempo você tem e da sua realidade financeira, ou seja, quanto pode comprometer do seu rendimento para tal.

Mas lembre-se de que, sem um planejamento financeiro, alcançar seus objetivos será ainda mais difícil ou até mesmo impossível. Você precisa saber para onde vai seu dinheiro, como pode economizar e, também, as oportunidades para otimizar sua renda.

Com essas dicas, será fácil poupar dinheiro para a faculdade dos seus filhos!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com suas amigas para que possam começar hoje mesmo a pensar nesse assunto!